Hola, Spaña!

Publicado: 30 outubro, 2009 em pensamentos, Por ai...
Tags:,

Domingo, 25 de outubro de 2009

Bem, cheguei em Madrid na última sexta-feira e já estou indo embora amanha de manhã. Foram 3 dias andando por aqui e conhecendo um pouco a cidade. Como o blog é algo pessoal, meu mini diário, vai ficar aqui mina impressão sobre o lugar. Madrid é bonito, sim, mas não me encantou. Acho que é mais o que falam do que realmente é. È óbvio que tem seus pontos turísticos e coisas desse tipo, com construções bonitas, antigas, bem do jeito que gosto, mas simplesmente não foi um lugar que me cativou. Talvez se eu tivesse ficado mais um tempo, com oportunidade pra conhecer melhor, minha opinião fosse outra, mas o que tenho no momento é a experiência desses três dias.
Espanha nunca esteve na minha galeria de mini-sonhos, então acho que isso também conta muito na minha interação com a cidade. Não apreciei seu cheiro. E pode parecer bobo, mas eu tenho algo estranho que não sei explicar bem, com os cheiros do lugar. Lembro bem que quando sai do avião em Portugal/Lisboa e senti o cheiro que o vento trazia me senti muito bem, a vontade, feliz, uma sensação agradável e sem explicação racional (em Porto foi a mesma coisa). Enfim, em Madrid não rolou essa química cheiro/Thayane… e devo confessar que esse foi logo um fato que me deixou com um pé atrás sobre o desconhecido que eu iria enfrentar.
Não foi ruim é claro, não quero deixar a impressão que Madrid é uma cidade ruim, ou feia ou sem graça, longe de mim fazer isso. Só escrevo o que senti por aqui. Claro que existem milhões de opiniões adversas da minha, de pessoas que amam o lugar e não o trocam por nada, e eu respeito e acho legal isso, afinal já pensou se todas as pessoas gostassem sempre dos mesmos lugares que chato seria viver (além do fato que tais lugares seriam super-povoados-mais-do-que-já-são).
Devo fazer agora um parêntese que vai alem da minha opinião sobre o lugar: Madrid não é seguro (assim como a maioria das grandes cidades). Fomos avisadas varias e diversas vezes e por diferentes pessoas para termos cuidado com nossas bolsas, bolsos, maquinas, dinheiro e tal… As pessoas explicaram que é difícil ter roubos violentos e com armas, mas que é muito, muito, muito comum gatunos que se valem da distração – dos turistas principalmente – para cometerem pequenos furtos. Inclusive uma das meninas (brasileira) que estava na pousada teve sua maquina furtada de dentro da bolsa, e nem percebeu na hora, quando deu pelo fato já era tarde demais. Então fica aqui a dica: quem for por lá fica esperto e não dá bobeira, pode ser Europa, mas tem “espertinho” do mesmo jeito que outros lugares por aí (tenho que falar que nessas horas senti bastante saudade do meu querido Porto, afinal com coisas boas a gente se acostuma rapidamente, e lá definitivamente a gente não tem que se preocupar com violência – pelo menos ainda não).
Alem disso não posso deixar de falar aqui de Toledo (cidade a cerca de 40 minutos de Madrid) que gostei muito (mais do que da capital) chamada Toledo. Toledo é daquelas cidades que exalam antiguidade. Tudo nela faz lembrar a época medieval. Cheguei a comentar com amigas que viajavam comigo que eu conseguia ver os soldados romanos andando por aquelas ruas, com suas vestes, escudos e armas, desfilando a pé ou em seus fieis cavalos, voltando orgulhosos de mais uma vitoriosa batalha enquanto esperavam ansiosos para reencontrar suas mulheres depois de longa espera e angustia. Toledo sim me arrebatou. Amei tudo lá, as construções, as lojas, o artesanato, o ar de cidade pequena acolhedora, o clima, a vista… tudo. Pena não ter tido mais tempo para andar por lá, pois cheguei já pela tarde e tive que retornar a Madrid logo pela noite. Mas de qualquer forma valeu a pena.
Então, Madrid, hasta la vista, até a volta(?). Pra quem tem curiosidade de conhecer, gosta da língua espanhola e tal, certamente vai gostar muito mais do que eu. Amanhã pela manha parto para a Itália, e sim, sim, muito feliz e ansiosa… já amo a Itália antes mesmo de chegar lá, parece um estranho caso de amor platônico a distancia, mas vamos ver como vai ser estar lá, vamos ver se nossa química vai ser boa e se ela vai corresponder as minhas expectativas!!!!

Obs1: Os espanhóis são rudes, mas simpáticos ao mesmo tempo (é, vai entender!!!).
Obs2: A Plaza Mayor realmente é um espetáculo a parte, foi o que mais gostei de Madrid, cheia de gente de todos os lugares do mundo, uma muvuca maravilhosa!!!
Obs3: não conheci a noite de Madrid (bares, boates e tal). Minha amiga que foi disse que a boate Capital vale a pena (são 7 andares de muita musica, bebida e dança).
Obs:4: comida turca é mito boa.
Obs5: Devo voltar a Espanha, é claro, para conhecer outros lugares hehe.

 

Deixe um comentário

